Seria correto dizer que a bactéria é beneficiada pela vida moderna e pela “falta de tempo” que este estilo de vida nos impõe?
Trabalhamos oito ou mais horas por dia e ainda dividimos o tempo que nos sobra entre a vida social, cuidados com a casa, filhos , cônjuges e outros afazeres.
É comum aproveitarmos o tempo que estamos na frente do computador para comer uma maça ou qualquer outra coisa que nos pareça deliciosa, enquanto colocamos os e-mails em dia ou estamos num bate papo gostoso na rede social. Mas será que alguém já parou para pensar em quanta bactéria estamos ingerindo também?
Na correria da vida moderna, acabamos negligenciando hábitos importantes como o de lavar as mãos. Poucos dão a devida importância, por falta de conhecimento, de informação ou simplesmente por não acreditarem nos transtornos causados pela falta de um habito tão simples, mas crucial para a saúde pública.
Usar o computador comendo uma maça foi somente um exemplo disso pois, muitas vezes chegamos da rua e vamos direto para o computador, depositando ali em seu teclado as milhares de bactérias que trouxemos do ônibus, do carro, daquele colega resfriado que cumprimentamos no caminho, ou quem sabe, do dinheiro que usamos para pagar o pãozinho.
As bactérias e micróbios são inimigos invisíveis que circulam livremente por nossas mãos, entre eles, alguns não nos causam danos, outros provocam o surgimento das indesejáveis diarréias, cólicas intestinais, vômitos, resfriados, hepatites, entre outros.
Reduzir a proliferação destas bactérias e evitar contaminações causadas por elas é muito fácil e barato, exige apenas produtos adequados e disciplina, criando o hábito de sempre lavar as mãos antes das refeições, após o uso do banheiro ou de objetos coletivos, após manipular alimentos, espirrar, assoar ou coçar o nariz.
A criança, por viver em um período de descobertas, está sempre manipulando objetos que estão ao seu alcance, mesmo aqueles encontrados jogados ao chão, por isso, é papel dos pais e das escolas, educarem as crianças criando o hábito de lavar as mãos desde pequenas, fortalecendo a consciência da importância de tal ato. As mães jamais podem deixar de lavar as mãos ao alimentar seus bebes, reduzindo a probabilidade de diarréia infantil.
Lavar as mãos é bastante simples e requer apenas 20 segundos de seu tempo, bastanto esfregar bem as mãos em água corrente, utilizando sabão ou sabonete líquido. Não devemos esquecer de lavar os espaços entre os dedos, pulsos e as costas das mãos, além de secar com toalha de papel descartável.
Lavar as mãos é um ato simples, mas que pode salvar vidas. Cuide de sua saúde, pois ela é o seu bem mais precioso.
Se a modernidade lhe impõem um dia a dia corrido e cheio de bactérias, seja ultrapassado e LAVE AS MÃOS!