Quem se orgulha de ter uma caixa enorme repleta de maquiagens de todas as cores e tipos precisa prestar atenção a um detalhe: a conservação dos produtos. Embora as maquiagens tenham prazo de validade bastante prolongado, elas não são eternas e um descuido pode acarretar em problemas desagradáveis de pele. Alergias e irritações são os mais comuns – e que se não forem devidamente tratados podem virar algo bem mais sério.
A primeira coisa que você faz quando compra maquiagem é jogar a caixinha fora? Preste atenção nisso, pois em muitos produtos a data de validade está impressa justamente na embalagem externa. Manter a maquiagem dentro da caixinha é uma boa ideia: você não perde o prazo de validade e ainda conserva melhor seu produto, que fica protegido da luz e do calor.
A validade de uma maquiagem varia de item para item, e também pode ser antecipada pela má conservação: o banheiro, por exemplo, não é um bom lugar para você guardar seu kit de make. A umidade constante pode estragar os produtos bem antes deles vencerem. O ideal é guardá-los numa caixa grande em ambiente seco, arejado e longe de raios de sol.
Maquiagem para os olhos como o delineador, lápis e corretivo podem durar até 1 ano; enquanto o rímel dura de 3 a 6 meses. Produtos feitos à base de pó compactado, como sombras, blush e o pó facial duram mais: até 2 anos. As maquiagens para os lábios, como gloss, batom e lápis labial tem durabilidade de até 2 anos também.
Para ter certeza que aquela sombra ou batom que você tanto gosta ainda está apropriada para uso, preste atenção na cor, odor e textura, que sofrem alterações quando o produto está estragado. Se sentir coceira, irritação ou vermelhidão depois de aplicar, remova imediatamente e suspenda o uso.
Dica Yabae: De nada adianta ter uma coleção repleta de maquiagem se nem tudo é usável. Pratique a arte do desapego, jogue fora o que não presta mais e aproveite para comprar maquiagens novinhas com as cores da estação. Sua pele agradece.