É sempre bom lembrar por quê essa refeição não deve ser pulada
Mesmo com todas as recomendações dos especialistas, não adianta: na corrida contra o relógio da rotina, o café da manhã sempre sai perdendo. Há quem acorde atrasada e apenas pule a refeição, há quem use a desculpa de não sentir fome nas primeiras horas do dia. Mas um bom café matinal é uma fonte de energia importante para um dia produtivo. Que tal estabelecer uma meta diferente para 2012 e incluir esta refeição fundamental no seu dia a dia?
Segundo o American Journal of Clinical Nutrition (uma das mais respeitadas publicações científicas da área), o café da manhã é importantíssimo na manutenção do peso também. Toda vez que você pula o café da manhã, imagina que está consumindo menos calorias? O efeito é justamente o contrário: o corpo pensa que precisa estocar energia e, ao invés de emagrecer, você pode engordar.
Um bom desjejum oferece nutrientes indispensáveis que o seu corpo vai precisar ao longo do dia. Confira a seguir uma lista com os alimentos que fazem parte do “café da manhã ideal” (fonte: Revista Veja)
½ mamão papaia – 55 calorias
Fornece boa parte das vitaminas e minerais necessários durante o dia
Iogurte desnatado ou light- 70 calorias (um pote)
Para quem não gosta de iogurte, a opção são dois queijos do tipo polenguinho light
Café – 0 caloria
Assim como o chá, o café acelera o metabolismo
Pão integral – 140 calorias (duas fatias)
Substitui o cereal como fonte de fibras
Queijo branco – 45 calorias (uma fatia)
Fonte de proteína, assim como o iogurte, pode ser substituído por duas fatias finas de peito de peru
TOTAL: 310 calorias
Se você ainda não tem certeza de que vai conseguir cumprir com a meta, trace uma estratégia que pode começar já. O problema é falta de tempo? Tente acordar 15 minutos mais cedo – no começo pode ser difícil, mas aos poucos o seu corpo vai se acostumar com o novo horário. Assim você ganha tempo para preparar o café. Outra boa dica é deixar algumas coisas prontas na noite anterior, como frutas cortadas na geladeira.